Colaboração, perseverança, inovação. Esta tríade guiou o nosso escritório no ano de 2020 e contribuiu para superarmos um dos períodos mais intensos que já vivemos. Tivemos de refletir, redirecionar e repensar. A jornada foi, sim, desafiadora, mas nossa cultura colaborativa e nossos valores sólidos, já tão enraizados em cada um de nós, somados à resiliência e à agilidade, nos fizeram superar os obstáculos e ficar mais próximos de nossos profissionais e clientes.

Assim como muitas organizações, tivemos que nos adaptar rapidamente ao modelo de trabalho remoto. Estávamos confiantes, pois, nos últimos anos, fizemos investimentos significativos em tecnologia e segurança da informação, e, com um trabalho intenso e dedicado, em duas semanas mudamos do trabalho presencial para o home office, com cerca de 1.200 profissionais trabalhando de casa com segurança.

Vivemos uma experiência nova – todos no formato 100% digital – e usamos a tecnologia a nosso favor. As ferramentas virtuais permitiram manter o mesmo nível de cuidado, relacionamento e atenção com nossos clientes e parceiros, reforçando nossa disponibilidade e mantendo a excelência no atendimento.

Logo nos primeiros dias de isolamento social, vimos que os sentimentos de coletividade e solidariedade entre nossos profissionais – características inerentes ao nosso jeito de trabalhar e de nos relacionar – ganharam ainda mais força. Isso ajudou a transformar as barreiras erguidas pela pandemia em novos olhares e atitudes. A união foi também fundamental para superarmos a perda de um grande amigo, o sócio-diretor José Eduardo Carneiro Queiroz. Líder inspirador e que sempre esteve à frente do seu tempo, responsável, principalmente durante sua gestão, por impulsionar o Mattos Filho ao mais alto patamar do setor jurídico e contribuir para um País mais justo e igualitário. Nossa missão é dar continuidade ao que ele fez. Saímos desse período, com certeza, mais conectados, colaborativos e generosos.

Cuidar das nossas pessoas faz parte dos nossos valores e, neste sentido, ao longo de nossa história, sempre nos empenhamos em oferecer um ambiente acolhedor e proporcionar as melhores oportunidades de carreira. O ano de 2020 exigiu um olhar ainda mais cuidadoso para temas relacionados à saúde e ao bem-estar de todos os profissionais. O engajamento de nossas sócias e de nossos sócios e das diretoras e diretores foi fundamental para que pudéssemos acompanhar como cada uma das equipes estava reagindo ao trabalho remoto e ao isolamento social. Dedicamos esforços para criar ações específicas nessa direção e incrementamos outras já estabelecidas, como o Mind, o nosso programa de saúde mental.

A colaboração, perseverança e inovação guiaram a atuação do nosso escritório e contribuíram para superarmos um dos períodos mais intensos que já vivemos. Nossos valores sólidos nos fizeram ainda ficar mais próximos dos profissionais e clientes”
Roberto Quiroga
Sócio-diretor
A força do nosso modelo de atuação colaborativo se mostrou um importante diferencial no mercado. Nossas entregas foram ágeis e coordenadas e nos colocamos ao lado do cliente como seu parceiro de negócios”
Roberto Quiroga
Sócio-diretor

Em 2020, a força do nosso modelo de atuação colaborativo se mostrou um importante diferencial no mercado. Reunir rapidamente um grupo multidisciplinar de especialistas permitiu uma melhor compreensão dos impactos da pandemia em empresas de diferentes setores. Neste sentido, nossas entregas foram ágeis, coordenadas, completas e, mais uma vez, nos colocamos ao lado do cliente como o seu parceiro de negócio.

Mesmo durante a pandemia, não paramos de evoluir e de abrir caminhos de forma pioneira. Empreendemos com a implantação de um novo escritório na Região Metropolitana de Campinas, no interior de São Paulo, ao analisarmos o crescimento da região e sua demanda por serviços jurídicos cada vez mais sofisticados. Este movimento está alinhado à nossa visão de longo prazo e à estratégia de colocar o cliente no centro do negócio, além de oferecer aos nossos profissionais novos desafios e oportunidades de crescimento.

Na vanguarda do mercado, lançamos a área ESG – Environmental, Social and Governance –, que reúne a expertise de diversas práticas atuando de forma integrada para oferecer assessoria jurídica estratégica e abrangente nos principais temas de sustentabilidade corporativa.

Os destaques do ano não ficam restritos aos negócios. Nossa atuação social ganhou ainda mais relevância durante a pandemia, pois entendemos o nosso papel enquanto escritório de advocacia, diante de uma crise humanitária como a Covid-19. Desde a fundação do escritório, nosso DNA social faz parte da agenda prioritária do Mattos Filho e nos permite atuar de forma inovadora na área social por meio do nosso Ecossistema social, formado por três pilares: atuação pro bono, Cidadania corporativa e o Instituto Mattos Filho.

O escritório redirecionou todos os seus esforços para mitigar os danos causados pela pandemia da Covid-19 na sociedade e contribuir com a garantia dos direitos das pessoas mais vulneráveis nesse período. Trabalhamos em cooperação com empresas e investimos em nossa atuação pro bono e de Cidadania corporativa para atuar na redução dos impactos sanitários, sociais e econômicos da crise global. Este trabalho, que é motivo de orgulho para nós, pode ser conhecido ao longo deste relato e de maneira mais detalhada em nosso Relatório social.

Apesar dos desafios que todos nós enfrentamos, chegamos ao fim do ano de 2020 com resultados positivos que refletem nossa cultura e governança: ampliamos as conexões com nossos profissionais, clientes e parceiros nacionais e internacionais; investimos em novas iniciativas e práticas; atingimos nossas metas. Vencemos o desafio de não apenas manter o escritório do mesmo tamanho, mas também de crescer em número de profissionais, de projetos e de resultados financeiros.

Sabemos que ainda enfrentaremos tempos complexos, mas seguiremos a nossa visão de longo prazo: fomentar a inovação e o empreendedorismo, investir em oportunidades para os nossos profissionais, colocar os clientes no centro de todas as decisões e atuar como agentes das transformações que almejamos na sociedade.

Seguiremos com a nossa visão de longo prazo: fomentar a inovação, investir em oportunidades para os nossos profissionais, colocar os clientes no centro das decisões e atuar como agentes das transformações que almejamos na sociedade”
Roberto Quiroga
Sócio-diretor

É preciso olhar para o futuro, sem perder de vista os esforços necessários no presente. O bem-estar coletivo deve ser prioritário. Afinal, só faz sentido o Mattos Filho evoluir se o Brasil evoluir também.