04

Sem fronteiras para transformar

O Mattos Filho tem se consolidado como um escritório de representatividade cada vez maior no cenário internacional, o que nos confere uma posição de destaque em diversas regiões e no acesso a mercados globais. Nosso modelo de atuação único nos permitiu ultrapassar as fronteiras de um país de dimensões continentais como o Brasil e transformou o Mattos Filho em um player jurídico de referência na América Latina. Em 2021, nossa atuação ficou marcada pela expansão nos EUA e o trabalho mais direto com clientes finais em Londres.

Com escritório em Nova Iorque desde 2007, vimos progressivamente ampliando nosso atendimento a clientes norte-americanos. No ano passado, passamos a atender empresas em diversas outras localidades no país, em especial na Costa Oeste e em Miami, atuantes principalmente nos setores de tecnologia e life sciences.

Nossa atuação é voltada a empresas estrangeiras que precisam de assistência em Direito no Brasil, o que passa pela parceria com escritórios de advocacia no exterior. Tanto a sede em Nova Iorque como a de Londres, reforçam continuamente o relacionamento com escritórios de ponta, que contam com a expertise e a parceria do Mattos Filho para assessorar seus clientes em questões relacionadas à legislação e ao cenário brasileiro. Rodrigo Ferreira Figueiredo, sócio de Societário/M&A e residente em Londres, notou uma evolução importante em 2021.

 

 

“Começamos a ter um reconhecimento ainda maior por parte dos próprios clientes finais, que são os clientes dos nossos escritórios parceiros. E isso tem um grande significado porque vem com o tempo, e é uma chancela para a qualidade do nosso trabalho, fruto de muito relacionamento. Foi também um ano mais presencial, em que tivemos novas condições de retomar a agenda que sempre tivemos, de nos reunirmos com os parceiros e clientes finais, facilitando a construção das relações de confiança e proximidade.”

 

Rodrigo Ferreira Figueiredo

Sócio da área de Societário/M&A, residente em Londres

Excelência em operações
internacionais e cross-border

Uma análise da atuação do nosso escritório pela Chambers and Partners

Um dos principais escritórios do país, com ampla experiência em assessoria sobre aspectos da legislação brasileira nos maiores e mais complexos projetos internacionais do mercado. Frequentemente visto na posição de parceiro jurídico no Brasil e procurado por muitas das maiores empresas multinacionais por sua assessoria sobre negócios no país, o Mattos Filho também atua com os mais importantes escritórios nas principais economias mundiais para auxiliar com sua expertise local e internacional. O foco do escritório no mercado internacional está representado em sua presença global, com escritórios em Londres e Nova Iorque e sua reputação por lidar com questões transfronteiriças envolvendo o Japão.

(…) A plataforma de serviços completos do escritório também inclui sua notável competência internacional em áreas como financiamento, M&A, litígios e energia, (…). Outras importantes áreas de especialização, como investigações corporativas, tributário, fundos de investimento e direito concorrencial, atraem empresas multinacionais em todos os setores da indústria, visto que o escritório representa alguns dos principais players nos setores financeiro, automotivo, de energia e logística.

“A presença física faz diferença e a proximidade com o cliente estrangeiro é um diferencial importante, que nos permite compreender suas particularidades. Esse cliente quer discutir temas estratégicos, buscar uma visão mais ampla do Brasil para tomar suas decisões, algo que vá além do atendimento jurídico. Quer um escritório proativo, capaz de apresentar cenários completos e simplificar realidades complexas, antecipando necessidades, em vez de apenas remediar situações”

Amadeu Ribeiro

Sócio da área Concorrencial, residente em Nova Iorque

O crescimento na América Latina e o Brasil como protagonista da transformação

Ler mais

Grupos de países impulsionam nossa atuação internacional

Ler mais

Desenvolvimento de talentos em escala global

Atender clientes com negócios em várias partes do mundo e representações no exterior exige conhecimentos sólidos em Direito empresarial. Para aprimorar essas habilidades, o escritório tem tradição em encaminhar os nossos profissionais a conceituadas universidades no exterior para cursos de especialização jurídica (LL.M).

Depois da conclusão do curso, os advogados atuam durante um ano em escritórios internacionais, antes de retornar ao Brasil, o que, além de capacitá-los ajuda a estreitar a relação do Mattos Filho com os parceiros. Também recebemos advogados de escritórios internacionais em nossos escritórios no Brasil.

Conheça alguns de nossos projetos realizados em 2021, frutos de parcerias com universidades estrangeiras:

Fordham Law School: desenvolvido por nosso sócio Amadeu Ribeiro, em parceria inédita com a instituição de Nova Iorque, o curso Structural Issues in Law Firm Management oferece uma visão ampla e integrada sobre aspectos relevantes na gestão de escritórios de advocacia.

Trilha do Saber Internacional: aulas com professores de instituições como as universidades de Chicago, Harvard e Columbia, propiciando a troca de conhecimento sobre diferentes temas do Direito.

Uniweek: semana de encontros com representantes de programas internacionais de instituições consagradas, para tirar dúvidas sobre programas de LL.M.

University of Oxford: parceria institucional com o Latin American Centre (LAC), da Universidade de Oxford, para diversas iniciativas voltadas para o Brasil.

Brazil Forum UK: parceria com universidades líderes do Reino Unido para a promoção do Brazil Forum UK, evento organizado anualmente por estudantes brasileiros para discutir temas relevantes ao desenvolvimento do Brasil.

Porta-vozes deste capítulo