O ano de 2020 foi desafiador para a estratégia de relacionamento com clientes estrangeiros, mas nos mantivemos próximos e disponíveis dos nossos principais stakeholders internacionais

A estratégia internacional do Mattos Filho é baseada na construção de relacionamentos de longo prazo com empresas multinacionais e parceiros ao redor do mundo. Com presença física nos Estados Unidos e no Reino Unido, o escritório desenvolveu, ao longo dos últimos anos, um entendimento profundo sobre como colaborar efetivamente com clientes de diferentes localidades e traduzir de maneira única a legislação e o Direito brasileiros.

Em 2020, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, o escritório se manteve próximo e disponível dos seus principais stakeholders internacionais. Os sócios e advogados sediados nos escritórios de Nova Iorque e Londres atuaram para conectar essas empresas com os especialistas das mais de 35 práticas dos escritórios no Brasil. Esse trabalho articulado foi importante para auxiliar os clientes na interpretação e aplicação de diversas mudanças legislativas que impactaram os negócios das empresas multinacionais com presença no país.

“A pandemia colocou à prova a nossa estratégia de relacionamento com os clientes estrangeiros. Foi um ano em que não pudemos nos movimentar muito, mas os canais de relacionamento e os fluxos de trabalho estabelecidos em anos anteriores se mostraram superativos”, destaca Rodrigo Ferreira Figueiredo, sócio-residente do escritório em Londres. “Em 2020, fomos mais procurados para novos trabalhos do que no ano anterior, mesmo em um período no qual o investimento estrangeiro caiu em todo o mundo”, afirma o sócio.

O crescimento da demanda internacional por assessoria jurídica especializada observado pelo escritório nesse período é resultado de um trabalho coordenado entre as sócias e os sócios de diferentes práticas que, no dia a dia, atuam para consolidar a marca e a reputação do Mattos Filho no cenário internacional. “Em nossa estratégia internacional, todas as práticas atuam com foco nos clientes internacionais e em identificar oportunidades de investimentos estrangeiros, o que amplia nossa exposição ao redor do mundo”, afirma Paula Vieira, sócia da área de Societário/M&A. “Além disso, a solidez do nosso modelo de governança e o atendimento full-service são diferenciais importantes para os grandes clientes corporativos, que precisam de um atendimento sofisticado em diferentes áreas do Direito. Desta forma, conseguimos institucionalizar nossos relacionamentos com essas empresas, ampliando as oportunidades de colaboração e geração de negócios”, destaca a sócia.

Em 2020, fomos mais procurados para novos trabalhos do que no ano anterior, mesmo em um período no qual o investimento estrangeiro caiu em todo o mundo. Os canais de relacionamento e os fluxos de trabalho estabelecidos se mostraram superativos”
Rodrigo Ferreira Figueiredo
Sócio-residente do escritório de Londres
A solidez do nosso modelo de governança e o atendimento full-service são diferenciais importantes para os grandes clientes corporativos, que precisam de um atendimento sofisticado em diferentes áreas do Direito”
Paula Vieira
Sócia da área de Societário/M&A

Entre as inúmeras demandas dos clientes estrangeiros assessorados pelo Mattos Filho, destacam-se temas relacionados às áreas trabalhista, life sciences, compliance, contencioso, proteção de dados e reestruturação de empresas – em sua maioria, relacionadas ao ambiente regulatório no Brasil. Muitos dos temas também estiveram ligados à tecnologia, na medida em que a pandemia provocou uma digitalização acelerada de diversos setores produtivos.

Para Rodrigo Ferreira Figueiredo, os aprendizados colhidos em 2020 devem, pouco a pouco, se traduzir em cenários mais estáveis ao longo de 2021 e nos próximos anos. “Com o avanço da vacinação em todo o mundo, a confiança do investidor tende a voltar e o ânimo e o humor dos mercados devem refletir esse otimismo”, avalia o sócio. “O Mattos Filho acredita nessa recuperação e se coloca ao lado do cliente para entender os desafios jurídicos do seu negócio e para criar soluções inteligentes e inovadoras conectadas às melhores práticas do mercado.”

Na visão de Amadeu Ribeiro, sócio-residente em Nova Iorque, “algumas atividades devem se restabelecer mais lentamente”. Viagens internacionais, por exemplo, devem diminuir, inclusive para os profissionais do escritório sediados no Brasil. “Mas o fato de já estarmos estabelecidos em territórios estrangeiros nos permite acompanhar os clientes de perto à medida que a vacinação avança. Termos escritórios em Nova Iorque e Londres novamente se configura como grande diferencial em relação aos outros escritórios”, afirma.

Relações duradouras e de confiança

A pandemia também exigiu novas estratégias e modelos de atuação para dar continuidade ao desenvolvimento dos negócios. Os escritórios de Londres e Nova Iorque realizaram eventos virtuais para manter contato com os clientes e discutir os impactos do coronavírus no Brasil. O escritório também desenvolveu newsletters em sete idiomas, abordando assuntos relevantes para os negócios dos clientes em diferentes partes do mundo.

Além disso, o Mattos Filho participou de forma estratégica dos webinars realizados pelas câmaras de comércio nos Estados Unidos e na Europa. “Em relação aos anos anteriores, revolucionamos nossas participações nesses fóruns virtuais realizados pelas câmaras de comércio”, conta Amadeu Ribeiro. “Não analisamos somente temas relacionados a investimentos no Brasil de forma geral. Nossas sócias e sócios abordaram temas específicos, como fusões e aquisições, projetos de infraestrutura, transações financeiras, questões antitruste, entre outros”, complementa Amadeu.

A atuação próxima às câmaras de comércio de diversos países sempre fez parte da dinâmica do Mattos Filho e foi fortalecida durante a pandemia. Como resultado dos investimentos nos relacionamentos internacionais, os sócios-residentes em Nova Iorque e Londres assumiram, em 2020, posições de destaque na Brazilian-American Chamber of Commerce e Brazilian Chamber of Commerce for Great Britain, contribuindo para que as instituições continuem a cumprir sua importante missão de promover o comércio entre os países.

O Mattos Filho também tem papel ativo em outras câmaras de comércio estratégicas, no Brasil e no exterior, sempre designando como representante o profissional mais qualificado e alinhado aos temas debatidos por cada instituição. Desta forma, o escritório se posiciona como o parceiro de negócios ideal para clientes que querem investir no Brasil e no exterior.

Estarmos estabelecidos em territórios estrangeiros nos permite acompanhar o cliente de perto à medida que a vacinação avança. Termos escritórios em Nova Iorque e Londres se configura como grande diferencial no mercado”
Amadeu Ribeiro
Sócio-residente do escritório de Nova Iorque
Moacir
O projeto do Mattos Filho na área internacional é ambicioso e tem se mostrado cada vez mais consistente. Temos fôlego para conquistar um espaço ainda mais relevante no exterior e nossa visão de longo prazo nos leva para esse caminho”
Moacir Zilbovicius
Sócio da área de Societário/M&A

Excelência reconhecida em todo o mundo

Com uma presença internacional consolidada, o Mattos Filho construiu, nos últimos anos, relacionamentos duradouros e de confiança com importantes stakeholders ao redor do mundo. “Ouvimos de muitos parceiros e clientes que oferecemos o atendimento mais consistente do setor jurídico, por conta da estrutura institucionalizada, que conecta as diferentes práticas para atuar de forma colaborativa nos casos”, afirma Rodrigo Ferreira Figueiredo.

Para Moacir Zilbovicius, sócio da área de Societário/M&A, o trabalho articulado dos sócios em Nova Iorque e Londres com as áreas de atuação no Brasil faz com que o Mattos Filho seja sempre procurado pelos grandes grupos empresariais para resolver seus desafios jurídicos ou desenvolver novos negócios. “O projeto do Mattos Filho na área internacional é ambicioso e tem se mostrado cada vez mais consistente. Temos fôlego para conquistar um espaço ainda mais relevante no exterior e nossa visão de longo prazo nos leva para esse caminho”, comenta Moacir.

Outro fator importante que contribuiu para o Mattos Filho ser o escritório de desejo e escolha dos grandes clientes corporativos internacionais é a sólida expertise dos profissionais. O escritório investe em seus talentos e gera constantes oportunidades de formação de novas sócias e sócios, além de buscar no mercado especialistas que complementem a atuação de cada prática. “Nosso objetivo é ter os melhores profissionais do mercado para atender às demandas dos clientes de todas as indústrias”, afirma Paula Vieira. “Esse foco no investimento em talentos, sejam orgânicos ou laterais, facilita muito o relacionamento e nos posiciona como o melhor escritório para resolver as demandas mais complexas com soluções inovadoras”, afirma a sócia.

Sólida experiência internacional

O Mattos Filho atende clientes com negócios em várias partes do mundo e representações no exterior, o que exige de seus advogados conhecimentos sólidos em Direito internacional. Para aprimorar essas habilidades, o escritório facilita a possibilidade de formação em renomadas instituições de ensino estrangeiras, além de experiências de trabalho em outros países.

Advogados há, pelo menos, dois anos no escritório podem se candidatar a um financiamento para cursar o Latin Legum Magister (LL.M) nas melhores universidades dos Estados Unidos e da Europa.

Além do conhecimento em Direito internacional, o mestrado no exterior proporciona o contato com profissionais do mundo inteiro. O bom desempenho no LL.M abre caminho para um estágio internacional em conceituados escritórios parceiros do Mattos Filho, onde o advogado é recebido como um associado pelo período de até um ano. Além de conhecer a cultura e a forma de atuação de um grande escritório de outro país, o profissional se torna um braço de relacionamento do Mattos Filho em sua estratégia internacional.

Desde 2013, o escritório também recebe advogados de outros países para atuarem nos seus escritórios no Brasil e conhecerem o mercado jurídico nacional.

Em 2020, apesar da pandemia, o Mattos Filho manteve seu compromisso em expandir os programas internacionais. Ainda que nenhum profissional tenha ingressado no programa de LL.M, os advogados e advogadas que já estavam no exterior cumpriram seus estágios internacionais, de forma remota, em importantes escritórios parceiros nos Estados Unidos.

Publicações especiais

Fortalecendo a presença do Mattos Filho como um escritório de referência, publicamos artigos e textos em importantes periódicos internacionais (veja alguns exemplos abaixo). Outras notícias relevantes para os negócios dos clientes também foram publicadas em inglês no nosso portal Único.

Government measures in key jurisdictions Elaboração de um capítulo exclusivo sobre o Brasil na publicação coordenada pelo escritório britânico Farrer & Co.

Investing In…

Publicação do Chambers and Partners para a qual o Mattos Filho produziu o capítulo sobre investimentos no Brasil.

Article Digital Health

Artigo fornece visão geral das estruturas de saúde do Brasil e dos Estados Unidos e explica como cada país expandiu o uso da telemedicina.

Common Issues Relating to the Digital Economy and Competition

Relatório sobre economia digital desenvolvido em parceria com escritórios internacionais.