04

Assessoria de excelência e alta performance para apoiar nossos clientes

Nos últimos dois anos, empresas de diferentes tamanhos e setores enfrentaram inúmeros desafios provocados pela Covid-19. O processo acelerado de transformação digital, as novas demandas do mercado e da sociedade e as novidades jurídicas e tratamentos excepcionais que foram conferidos às leis e regras também impactaram a suas atividades.

Em 2021, o escritório não se acomodou e soube identificar as áreas que precisariam de expansão para atender à crescente demanda jurídica, entre elas, as práticas de Bancos e Serviços financeiros, Societário/M&A, Mercado de capitais, Life sciences e saúde e Direito ambiental e Mudanças climáticas.

No último ano, também fomos reconhecidos por algo que sempre fez parte da nossa cultura de trabalho: a capacidade de montar com agilidade equipes multidisciplinares para assessorar demandas complexas e que, a partir de uma construção coletiva, oferecem soluções jurídicas inovadoras.

Além disso, três características importantes que são inerentes à assessoria oferecida pelo escritório foram um diferencial nesse período: aliar nossa expertise técnica à empatia e disponibilidade.

Nossos especialistas são movidos por desafios e esse período de transformações aceleradas ofereceu uma oportunidade de lidarmos com temas inéditos e complexos.

“O trabalho multidisciplinar e coordenado foi essencial, pois conseguimos passar aos nossos clientes a confiança necessária nesse momento de crise, com relação aos aspectos jurídicos em diferentes vieses: trabalhista, regulatório, cível, M&As, entre outros temas. Essa parceria ficará para além da pandemia, pois os clientes saberão nos procurar novamente para apoiá-los em diferentes crises e trabalhos desafiadores”

Ana Cândida Sammarco Sócia da área de Life sciences e saúde

“Falar a língua dos clientes, sem tecnicidades, para resolver os problemas mais difíceis e deixá-los confortáveis diante de situações desafiadoras contribui para garantir uma experiência singular, permitindo construir relações duradouras e de confiança com nossos stakeholders

Jean Marcel Arakawa Sócio da área de Mercado de capitais

“Gostamos de assuntos novos.
É claro que continuamos falando dos temas mais tradicionais e consolidados do Direito – e temos especialistas focados nessas frentes – mas o que nos move diariamente são as novidades jurídicas, o pensamento criativo, pavimentar o caminho para o que ainda não foi pensado”

Lina PimentelSócia da área de Direito ambiental e Mudanças climáticas

Conheça os temas jurídicos que tiveram mais impactos para as empresas em 2021 e entenda como nossos especialistas atuaram para oferecer soluções inovadoras para essas demandas.

Contencioso e Arbitragem

Nossa equipe de Contencioso e arbitragem atua, com papel protagonista, nos maiores e mais complexos casos de disputas judiciais do país. Estamos consolidados nessa posição há alguns anos e os resultados obtidos em 2021 foram uma continuidade do reconhecimento, pelo mercado nacional e internacional, da atuação de excelência dos nossos profissionais.

Para Fabio Ozi, sócio da prática, o Mattos Filho oferece um importante diferencial aos clientes nessa área: uma equipe integrada e multidisciplinar, com especialistas em diferentes áreas do Direito. “Temos uma grande vantagem quando entramos em questões de Direito material. Ao somar os esforços da prática de Contencioso com as outras áreas focadas em negócios e transações do escritório, oferecemos uma assessoria ainda mais personalizada e estratégica”, destaca.

A prática também atua como parceira de negócios dos nossos clientes em diferentes demandas do dia a dia, em temas nos quais é necessária uma assessoria jurídica de alta qualidade. “Temos uma grande eficiência na nossa atuação, que é abrangente por conta da nossa capacidade full-service”, comenta Fabio. “Nosso índice de satisfação dos clientes e o alto número de vitórias correspondem à qualidade e ao trabalho realizado pelo nosso time”, completa o sócio.

Com relação à resolução de conflitos, em 2021 também demos continuidade às lições aprendidas no ano anterior, quando o Mattos Filho participou do primeiro grande caso, no mundo, cuja audiência de arbitragem foi realizada virtualmente em razão das restrições impostas pela pandemia. “Antes, as audiências e os acordos eram feitos sempre em conversas olho no olho. Era impensável realizar uma audiência ou negociar o encerramento de uma disputa complexa, envolvendo múltiplas jurisdições, sem que nos encontrássemos presencialmente. Isso mudou, e a virtualização se mostrou um vetor de eficiência para todos, inclusive para o próprio Poder Judiciário. Nossa atuação virtual foi um sucesso e nos permitiu alcançar êxitos e acordos importantes”, conta Arthur Parente, sócio de Contencioso e arbitragem.

Leia mais

Bancos e Serviços financeiros

Dois elementos se mostraram presentes e foram fundamentais para o crescimento da área no Mattos Filho. O primeiro é a aceleração de uma tendência que já existia, de digitalização de serviços financeiros e de pagamentos. A pandemia provocou um efeito catalisador para modelos de negócios digitais que permanecerá por muito tempo. Outro elemento foi a atuação do Banco Central em projetos como Open Banking, registro de regime de recebíveis, sandbox regulatório e PIX, despertando nas empresas a necessidade de se preparar para esses temas, que se constituem em divisores de águas no mercado nacional.

Leia mais

Direito ambiental e Mudanças climáticas e ESG

Em 2021, o Mattos Filho completou o primeiro ano de sua prática pioneira de ESG (sigla em inglês para Ambiental, social e governança corporativa), em um momento no qual empresas tradicionais e grupos econômicos inteiros passaram a revisar seus modelos de negócios e seu objetivo social em função das mudanças climáticas, mas percebendo que recursos hídricos, biodiversidade e resíduos em seu processo constituem assuntos igualmente estratégicos.

No período, atuamos para os clientes em inúmeras modelagens de transações de créditos de carbono. “Fizemos mais de trinta estruturas diferentes, o que ajuda a acumular inteligência para o desenvolvimento de casos futuros de ativos ambientais de modo geral. A ESG, que também incorpora esses assuntos ambientais, mas inúmeros outros de natureza social e governança, também virou uma lente obrigatória para as companhias, que nos solicitam apoio para aplicá-la no exercício de seus negócios”, afirma a sócia Lina Pimentel. Atuamos inserindo a lente ESG em IPO’S, na constituição de fundos, na cadeia contratual do ciclo de vida de produtos e serviços, em discussões sobre remuneração variável de executivos, etc.

Outro tema que cresceu foi o gerenciamento de crises. Com um mundo em constante mudança, as empresas passam por vários tipos de transformação que dão margem a impasses, dilemas e dúvidas. Sejam crises relacionadas a pessoas, nas quais a área Trabalhista, Sindical e Remuneração de executivos também atua, seja no modelo de negócios ou uma crise ambiental, que demanda equipe multidisciplinar, em que atuam, juntas, as áreas de Compliance, Contencioso, Infraestrutura, Mineração, Tributário, etc.

Em paralelo, assuntos ambientais mais tradicionais, como gestão de áreas contaminadas, resíduos sólidos (economia circular), disputas por recursos hídricos, entre outras, ganharam espaço ainda maior na estratégia das organizações, e exigiram assessoria do escritório.

Leia mais

Societário/M&A e Mercado de capitais

O calendário das empresas foi encurtado durante a crise, e muitas delas buscaram antecipar seus planos de oportunidade. Houve consolidações importantes, as companhias se uniram para crescer.

“A preponderância de fusões e aquisições ocorreu nos setores de serviços financeiros, fintechs, softwares e serviços nas áreas de saúde”, afirma Pedro Whitaker de Souza Dias, sócio da área de Societário/M&A. “A nova economia digital impulsionou esses movimentos, com a expansão do varejo e bancos online. Outros setores que seguem relevantes e estão com uma demanda crescente são os de infraestrutura e energia renovável, segmentos que o Brasil ainda precisa de mais investimentos para melhorar os portos, rodovias, etc”, complementa Pedro.

Em 2021, tivemos o maior número de transações do mercado de capitais (private equity, ofertas públicas iniciais e subsequentes) desde a criação do Novo Mercado da Bolsa de Valores, em 2000.

”Trabalhamos em quase metade das 76 transações que ocorreram no ano passado. Para assessorar os clientes em operações como essas, precisamos de toda nossa capacidade full-service”, afirma Pedro Dias. “Quando um cliente nos contrata, ele sabe que estará contando com um time de mais de 1.600 profissionais”, ressalta o sócio.

Leia mais

Life Sciences e Saúde

A prática de Life Sciences e Saúde foi uma das mais impactadas pelos novos desafios do mundo. Se antes a tecnologia priorizava mercados como o de infraestrutura e o financeiro, a saúde passou a integrar de modo mais evidente os planos de digitalização. Os investimentos de tecnologia aplicada a serviços aumentaram consideravelmente em 2020 e 2021. Empresas não tradicionais passaram a considerar investimentos no setor, e o Mattos Filho atuou em casos relacionados a marcos regulatórios relevantes, como o da telemedicina e o da prescrição médica eletrônica.

Leia mais

Um escritório com visão global que entende as realidades locais

As transformações que realizamos no Mattos Filho são coordenadas. Seja nos escritórios de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro e Brasília, ou em Londres e Nova Iorque, exercemos nossa liderança como organismos alinhados à nossa cultura e visão de longo prazo.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o Mattos Filho chegou ao fim de 2021 com 115 advogados e se consolidou como um dos maiores escritórios da cidade. Com atendimento full-service, o escritório participou dos casos e das operações mais inovadoras e complexas que ocorrem no Estado, nas mais variadas indústrias, incluindo óleo e gás, energia, logística, educação, saúde e varejo.

“Os clientes cariocas prezam por sócios que conheçam profundamente a realidade local. Ao longo dos anos, construímos uma reputação de ser um único escritório, coeso, colaborativo, que coloca o cliente sempre em primeiro lugar. O crescimento alcançado no Rio é fruto da força desse nosso coletivo e de uma visão inovadora e de futuro”, comenta Pablo Sorj, sócio de Infraestrutura e Energia.

Brasília

As decisões governamentais impactam diretamente o ambiente de negócios. Por isso, torna-se fundamental a assessoria jurídica qualificada, que compreenda o cenário político e regulatório. Cientes de que os nossos clientes tratarão, em algum momento, de assuntos estratégicos em Brasília, somos o parceiro estratégico ideal na condução de casos relevantes na capital federal, atuando junto aos órgãos reguladores, poderes legislativo e executivo, além de tribunais superiores.

Em Brasília, temos tido um crescimento bastante acelerado nos últimos anos, tanto em faturamento quanto em número de pessoas. O escritório ultrapassou a histórica marca de mais de 100 profissionais em 2021, com fortalecimento nos últimos meses das práticas de Mineração, Infraestrutura e Concorrencial.

“Em toda a história do Mattos Filho sempre ficou muito claro que quando investimos em desenvolvimento humano, conhecimento, colaboração e diversidade de experiências criamos as condições perfeitas para crescer com rapidez, em qualquer cidade ou país onde nos estabelecemos. O desempenho em Brasília demonstra que, quanto mais pessoas qualificadas agregamos, melhores são os nossos resultados”, afirma Maricí Giannico, sócia de Contencioso e arbitragem.

Em 2021, fortalecemos o relacionamento com os órgãos públicos ao relançar nossa prática de Relações Governamentais, focada em assessoria jurídica qualificada na fase de discussões normativas, compreendendo os cenários políticos e regulatórios. A área reúne a expertise técnica e a multidisciplinaridade do escritório para buscar melhorar a atuação de diferentes segmentos da indústria por meio de fundamentação jurídica em processos legislativos e interface com órgãos públicos, especialmente na capital federal. As atividades da prática são pautadas nos mais altos padrões de compliance, princípios de transparência, formalidade e tecnicidade.

Campinas

Em 2021, o escritório de Campinas, no interior de São Paulo, completou seu primeiro ano de atuação. Inaugurado com propósito de fortalecer ainda mais o relacionamento com os clientes, além de gerar empregos para profissionais locais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, o novo escritório permite um atendimento mais próximo e ágil, com atuação full-service aos clientes localizados nas nove regiões metropolitanas do Estado de São Paulo – fora da capital paulista.

“O lançamento do escritório em Campinas é, acima de tudo, uma forma de liderar novos movimentos. Ao mesmo tempo que contratamos talentos do interior, gerando oportunidades, a presença regional de um escritório como o Mattos Filho demonstra a outras empresas que o investimento vale a pena. Uma transformação que incentiva a ocupação de territórios para além das grandes capitais e a expansão da atividade econômica brasileira”, afirma Vilma Kutomi, sócia de Trabalhista e sindical.

Programa Ápice: trabalho integrado e colaborativo para aprimorar nosso atendimento
Muito mais transparência: a atualização do Programa de Integridade

Saiba mais

Porta-vozes deste capítulo