Com atuação full-service e um time de especialistas preparados para responder com agilidade aos novos cenários e desafios jurídicos, o Mattos Filho consolidou sua atuação como um parceiro de negócios ideal para empresas de todos os setores da economia durante a pandemia da Covid-19

Relações duradouras, próximas e de confiança são a marca do Mattos Filho e foram fortalecidas em 2020 – um período que exigiu respostas rápidas e soluções jurídicas sofisticadas às demandas dos clientes. “Como somos um escritório full-service e colaborativo, focado em um atendimento multidisciplinar, conseguimos nos adaptar rapidamente ao novo cenário, e isso fez a diferença no ano de 2020, marcado por inúmeros desafios”, afirma Marcelo Mansur, sócio da área de Seguros, Resseguros e Previdência privada e responsável pela governança do atendimento em temas relacionados aos impactos da pandemia da Covid-19 nos negócios de clientes.

A adaptabilidade a novos cenários é um dos principais atributos da atuação dos profissionais do escritório, fruto de uma cultura interna que incentiva a inovação e o empreendedorismo, valorizando o pensamento livre e a criatividade. Esta característica foi fundamental para que o Mattos Filho atendesse com celeridade e disponibilidade às diversas solicitações das empresas.

Como somos um escritório full-service e colaborativo, focado em um atendimento multidisciplinar, conseguimos nos adaptar rapidamente ao novo cenário, e isso fez a diferença no ano de 2020, marcado por inúmeros desafios”
Marcelo Mansur
Sócio da área de Seguros, Resseguros e Previdência privada
Unificamos toda a nossa expertise das diversas indústrias e setores que atendemos para oferecer, com a agilidade que o momento exigia, soluções que iam ao encontro das necessidades”
Sólon Cunha
Sócio da área de Trabalhista, Sindical e Remuneração de executivos

Para garantir a excelência desse atendimento, o escritório criou um comitê multidisciplinar de sócias e sócios que desempenhou a função estratégica de organizar e distribuir as demandas entre as práticas e conectar profissionais com expertises em alguns temas para propor soluções jurídicas personalizadas para o contexto de cada cliente.

O grupo também cumpriu um importante papel de alinhamento entre as respostas apresentadas aos clientes de diferentes indústrias e o posicionamento do escritório sobre os mais variados temas jurídicos que foram desdobrados em 2020. Isso permitiu que o Mattos Filho agisse com assertividade e foco para antecipar as necessidades do cliente e se manter ao seu lado.

“Unificamos toda a nossa expertise das diversas indústrias e setores que atendemos para oferecer, com a agilidade que o momento exigia, soluções que iam ao encontro das necessidades”, destaca Sólon Cunha, sócio da área de Trabalhista, Sindical e Remuneração de executivos, uma das práticas jurídicas mais demandadas durante a pandemia. Os sócios da área estiveram envolvidos em diversas demandas de diferentes setores produtivos, em especial relacionadas à Lei 14.020, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, permitindo a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornada e de salários para preservar empregos em meio à crise.

O Direito tributário também continuou sendo protagonista em 2020 entre os assuntos legais do país. As inúmeras dificuldades econômicas e financeiras das empresas durante a pandemia as fizeram considerar a otimização de tributos como possibilidade de geração e/ou preservação de caixa e, como tal, vetor da sua própria sobrevivência.

“Reorganizações societárias, implementação de novas estruturas, análises em torno dos efeitos tributários na negociação de dívidas e contratos, entre outros assuntos visando à racionalização tributária, se tornaram uma constante ao longo de 2020”, afirma Glaucia Lauletta, sócia da área de Tributário. “Temas há muito tempo debatidos misturaram-se com novas questões, algumas relacionadas à ampliação das atividades econômicas no ambiente virtual e suas consequências.”

Hub de soluções jurídicas: atendimento de ponta a ponta durante a pandemia

A atuação do escritório em mais de 35 áreas do Direito e o profundo conhecimento dos profissionais sobre diversas indústrias e modelos de negócios trouxeram uma importante vantagem competitiva às empresas que buscaram o Mattos Filho para atuar como seu assessor jurídico durante a pandemia.

 “A colaboração foi um ponto forte. Muitas vezes, o cliente nos procurava para um assunto específico, mas percebíamos que a necessidade dele poderia ser mais ampla e trazíamos profissionais de outras áreas para oferecer uma consultoria mais estratégica. Esta atuação foi bem avaliada e agregou valor para as empresas que nos buscaram”, afirma Thiago Sombra, sócio das áreas de Direito público, Compliance e Ética corporativa e de Proteção de dados & Cybersecurity.

Reorganizações societárias, implementação de novas estruturas, análises em torno dos efeitos tributários na negociação de dívidas e contratos, entre outros assuntos visando à racionalização tributária, se tornaram uma constante ao longo de 2020”
Glaucia Lauletta
Sócia da área de Tributário
A colaboração foi um ponto forte. O cliente nos procurava para um assunto específico, mas percebíamos que a necessidade dele poderia ser mais ampla e trazíamos profissionais de outras áreas para oferecer uma consultoria mais estratégica”
Thiago Sombra
Sócio das áreas de Direito público, Compliance e Ética corporativa e de Proteção de dados & Cybersecurity

Para oferecer um atendimento personalizado em meio ao alto volume de solicitações relacionadas à pandemia, o Mattos Filho criou um sistema de oportunidades internas, promovendo um rodízio dos advogados nas práticas mais demandadas no período, fortalecendo a troca de conhecimentos e a produtividade do escritório.

“Ouvimos e aprendemos muito com as dificuldades das empresas que atendemos. À medida que desenvolvíamos uma escuta ativa, as análises ficaram mais sofisticadas e o olhar estratégico foi importante para nos posicionar e desenhar, junto com os clientes, produtos específicos”, afirma Thiago Sombra.

Um dos segmentos mais demandados em 2020 foi o setor de saúde. Projetos de lei que tratavam de medidas sanitárias foram editados para combater a pandemia. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) também determinou medidas para auxílio no combate à doença, com efeitos para as operadoras de planos de saúde e beneficiários. E, diante do cenário de emergência em saúde pública, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que regulamentou a telemedicina como uma medida de enfrentamento do coronavírus.

Diante de tantas novidades, veio a necessidade, por parte dos clientes, de tomar decisões importantes e imediatas. “O entendimento do cenário, por meio do mapeamento de regulamentações e análises constantes dos impactos para os clientes, foi um fator-chave para o desenvolvimento do trabalho. Grande parte das regulações foi adotada em caráter temporário, mas essa abertura culminou em reflexões sobre o que esperamos para o futuro, principalmente quando o assunto é saúde digital”, afirma Ana Cândida Sammarco, sócia da área de Life Sciences e Saúde.

Ana explica que uma das suas principais missões era tranquilizar e atuar para oferecer segurança jurídica aos clientes em um cenário de rápidas mudanças regulatórias. “O nosso diferencial foi reunir, em um mesmo assunto, vários olhares. O modelo colaborativo do Mattos Filho fez a diferença. As diversas áreas estavam envolvidas em atender o cliente da melhor maneira”, completa a sócia.

Esta capacidade de olhar de forma estratégica para os negócios de seus clientes permitiu ao Mattos Filho verificar oportunidades em alguns mercados que aqueceram e cujos órgãos reguladores mantiveram suas agendas paralelas à pandemia. O ano de 2020 foi marcado por importantes movimentos no setor de pagamentos digitais, sendo as principais iniciativas regulatórias o lançamento do PIX, o avanço do Open Banking e o desenvolvimento do registro de recebíveis de cartões de pagamento.

“Seguindo o movimento da digitalização, o setor de pagamentos ganhou uma relevância ainda maior. Nós ficamos atentos a essas possibilidades para apoiar nossos clientes e viabilizar que eles buscassem resultados mais positivos”, afirma Larissa Arruy, sócia da área de Bancos e Serviços financeiros.

Este olhar também abrangeu organizações de diversas áreas – do setor de alimentação ao de óleo e gás, por exemplo. A atuação no tempo certo e o acompanhamento das movimentações do mercado foram essenciais para oferecer soluções completas e integradas.

O entendimento do cenário, por meio do mapeamento de regulamentações e análises constantes dos impactos para os clientes, foi um fator-chave para o desenvolvimento do trabalho"
Ana Cândida Sammarco
Sócia da área de Life Sciences e Saúde
Não podemos desperdiçar as muitas lições aprendidas durante a pandemia. Precisamos refletir e verificar como podem contribuir para continuarmos evoluindo e oferecendo serviços cada vez mais conectados com as necessidades dos nossos clientes e da sociedade”
Eduardo Damião Gonçalves
Sócio da área de Contencioso e Arbitragem

O ano de 2020 foi intenso e trouxe desafios e aprendizados importantes para as atividades do Mattos Filho no presente e no futuro. A criatividade e a inovação, que são características inerentes da cultura do escritório, foram determinantes para que se desse início a uma nova forma de pensar e agir, que acompanha e antecipa as tendências e mudanças do mercado, garantindo que os clientes sejam atendidos de acordo com suas necessidades.

“O escritório não pode desperdiçar as muitas lições aprendidas nesse período”, afirma o sócio Eduardo Damião Gonçalves, da área de Contencioso e Arbitragem. “Precisamos refletir sobre elas e verificar como podemos contribuir para continuarmos evoluindo e oferecendo serviços cada vez mais conectados com as necessidades atuais e futuras dos nossos clientes e da sociedade.”

Novos produtos para novas demandas

Ainda em 2020, o escritório também criou soluções e novos produtos para o mercado. “Fomos empreendedores no sentido de estar à frente e antecipar o movimento. Apresentamos soluções para problemas novos, que não existiam antes. O cliente precisava tomar decisões rápidas e estávamos prontos para apoiá-lo com um time de especialistas, que, atuando de maneira coordenada, conseguiu estruturar as melhores soluções jurídicas”, explica Mansur.

Exemplo desta atuação foi o fortalecimento da prática de Direito eleitoral para empresas. O Mattos Filho já prestava assessoria especializada sobre o tema desde 2018, mas em 2020 a prática foi consolidada e atuou pela primeira vez nas eleições municipais, cobrindo mais de 5 mil municípios.

Diante das novas exigências do mercado financeiro por práticas mais sustentáveis das empresas e acompanhando o crescimento da relevância nas discussões sobre o tema, o escritório lançou, de forma pioneira no setor jurídico brasileiro, a prática de ESG (Environmental, Social and corporate Governance).

A nova área, reflexo da visão empreendedora do escritório, surgiu já com uma robusta e estruturada expertise, contando com advogados especializados nos três pilares do ESG.

Uma das sócias à frente da área explica que a participação dos profissionais no atendimento às demandas se dá de acordo com a realidade e necessidade específica do cliente. “O nosso modelo de governança nos permite, de fato, atender às questões ambientais, sociais e de governança de maneira completa, pois trabalhamos com colaboração e de maneira estruturada”, explica Juliana Ramalho. “Outro diferencial é o DNA social do escritório: atuamos com pro bono há mais de 20 anos e, além disso, nesse período, desenvolvemos muitos programas e ações voltados à sociedade, o que reflete o nosso próprio compromisso com questões ESG”, acrescenta a sócia das áreas de Organizações da sociedade civil, Negócios sociais e Direitos humanos e de ESG.

O nosso modelo de governança nos permite, de fato, atender às questões ambientais, sociais e de governança de maneira completa, pois trabalhamos com colaboração e de maneira estruturada”
Juliana Ramalho
Sócia das áreas de Organizações da sociedade civil, Negócios sociais e Direitos humanos e de ESG
Há várias formas de colocar o cliente no centro do negócio, mas uma delas é fundamental e significa estar bem estruturado para entender suas demandas. Essa escuta ativa e a busca contínua por inovação fazem parte da visão do escritório”
Marina Anselmo Schneider
Sócia das áreas de Financiamento e Dívida e de Infraestrutura e Energia

A prática está estruturada nos seguintes pilares: Meio ambiente, Mudanças climáticas, Direitos humanos e empresas, Finanças sustentáveis e Gestão de risco e governança. “As demandas dos clientes, investidores e financiadores relacionadas aos critérios ESG são complexas porque se relacionam a diversos aspectos do Direito. Por isso, entre tantos temas, focamos nossa atuação nesses cinco eixos principais, pois são os que acreditamos ter essa interdisciplinaridade”, completa Juliana Ramalho.

O desenvolvimento constante das práticas e a criação de novas frentes de atuação, sempre acompanhando as necessidades do mercado, permitem ao Mattos Filho atender às demandas de forma customizada, potencializando sua atuação como parceiro do negócio e se consolidando como o escritório de escolha e desejo dos clientes. “Há várias formas de colocar o cliente no centro do negócio, mas uma delas é fundamental e significa estar bem estruturado para entender suas demandas. Entender o mercado e as necessidades nos permite gerar valor para os nossos clientes. Essa escuta ativa e a busca contínua por inovação fazem parte da visão do escritório e permeiam todas as nossas áreas do Direito”, afirma Marina Anselmo Schneider, sócia das áreas de Financiamento e Dívida e de Infraestrutura e Energia.

Estar sempre onde o cliente necessita

O Mattos Filho segue expandindo e ampliando sua atuação em importantes centros econômicos, reforçando seu alcance, que conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Nova Iorque e Londres. Em 2020, no dia do aniversário de Campinas (SP), comemorado em 14 de julho, o Mattos Filho anunciou a sua chegada à cidade, com propósito de fortalecer ainda mais o relacionamento com os clientes, além de gerar empregos para profissionais locais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.

O novo escritório permite um atendimento mais próximo e ágil, com atuação full-service aos clientes localizados nas nove regiões metropolitanas do Estado de São Paulo – fora da capital paulista. A decisão surge de um desdobramento do planejamento estratégico e da visão de longo prazo do Mattos Filho, que tem, entre as suas premissas, o crescimento contínuo.

“Campinas é um território fértil de oportunidades, é destino de investimentos de vários setores, principalmente tecnologia. Acompanhando a perspectiva de desenvolvimento econômico, estamos aptos a apoiar os negócios dos nossos clientes que já atuam na região e a oferecer uma estrutura completa, focada em buscar soluções inovadoras para as mais diferentes demandas jurídicas, contando com uma equipe de expertise reconhecida no mercado jurídico”, destaca Vilma Kutomi, sócia da área de Trabalhista, Sindical e Remuneração de executivos, que, ao lado do sócio João Marcos Colussi, de Tributário, está à frente do escritório em Campinas.

Proximidade, apesar do distanciamento social

Com o distanciamento social e a atuação remota, os encontros e ações de relacionamento mudaram. A tecnologia foi uma grande aliada neste sentido. Se, por um lado, as viagens e encontros presenciais foram adiados, por outro, as ferramentas digitais encurtaram distâncias e possibilitaram a proximidade e o mesmo nível de atenção. “O Mattos Filho demonstrou resiliência e capacidade de adaptação para seguir oferecendo os serviços jurídicos com a mesma qualidade, apesar do distanciamento social. As práticas se ajustaram e os sócios se reinventaram no atendimento desta nova realidade”, destaca Pablo Sorj, sócio da área de Infraestrutura e Energia.

Campinas é destino de investimentos de vários setores, principalmente tecnologia. Estamos aptos a apoiar os negócios dos nossos clientes que já atuam na região e a oferecer uma estrutura de full-service
Vilma Kutomi
Sócia da área de Trabalhista, Sindical e Remuneração de executivos
O Mattos Filho demonstrou resiliência e capacidade de adaptação para seguir oferecendo serviços jurídicos de excelência apesar do distanciamento social. As práticas se reinventaram no atendimento nesta nova realidade”
Pablo Sorj
Sócio da área de Infraestrutura e Energia

As quatro diretorias que compõem o Grupo de Gestão e Desolvimento do escritório – responsável pelas atividades administrativas e de apoio à operação da área técnica – desempenharam um papel importante nesse período, planejando estratégias de relacionamento e disponibilizando novas ferramentas para que as práticas mantivessem essa proximidade. Diversas iniciativas foram lançadas para compartilhar conteúdo especializado em multíplos formatos para passar as informações necessárias de maneira atrativa aos clientes, e sem sobrecarregá-los de notícias.

Conteúdos de mercado que antes eram apresentados em reuniões e eventos foram adaptados para formatos digitais, garantindo aos diversos públicos do escritório o acesso a análises importantes para atravessar o cenário incerto em 2020.

Informação de qualidade e no tempo certo

O portal completou um ano em 2020 e se consolidou como um importante canal de comunicação do escritório com os seus públicos estratégicos. São disponibilizadas informações e análises realizadas pelos especialistas do Mattos Filho, por meio de artigos de opinião dos sócios e advogados, textos analíticos desenvolvidos pelas práticas, podcasts e vídeos.

Lançado em 2020, reúne os especialistas do Mattos Filho para analisar os principais temas jurídicos da atualidade e apontar soluções inovadoras para o dia a dia das empresas de todos os setores da economia. Está disponível nas principais plataformas de streaming.

Newsletter

Informativo semanal enviado aos clientes, reúne as últimas análises realizadas pelos especialistas do escritório sobre o impacto jurídico do coronavírus nos negócios.

A plataforma de relacionamento específica para clientes do escritório, lançada em 2020, reúne webinars e materiais complementares exclusivos realizados pelas práticas. A personalização dos conteúdos é um diferencial do portal, que permite aos clientes escolher as práticas mais relevantes para o seu negócio.

Papers e infográficos

Desenvolvidos para explicar os impactos da pandemia em diferentes setores da indústria de forma rápida e visual.

Mattos Filho Collab

Webinars com especialistas do escritório sobre temas jurídicos hot topic que impactam os negócios dos clientes. O Mattos Filho Collab é focado em manter a qualidade da experiência de um evento presencial com a facilidade da participação remota.