Com apoio e engajamento dos gestores de todas as áreas do escritório, as iniciativas voltadas à promoção da saúde mental e física dos profissionais são ampliadas e fortalecidas, estabelecendo uma nova relação de proximidade e confiança entre as equipes técnicas e administrativas

Cuidar das pessoas, gerar oportunidades, incentivar o crescimento profissional, proporcionar um ambiente colaborativo e diverso e, mais fortemente em 2020, zelar pela saúde e pelo bem-estar das equipes. Estas são as premissas que orientam a gestão de pessoas do escritório.

No primeiro ano da pandemia, o trabalho remoto foi uma grande transformação na operação do escritório. A mudança ágil exigiu a criação de um comitê especial – que envolveu a liderança do Grupo de Gestão e Desenvolvimento, composto pelas quatro diretorias administrativas do escritório e pelo sócio-diretor – para coordenar as iniciativas e garantir que as ações fossem efetivas e coerentes com a cultura do Mattos Filho.

As diretorias de Desenvolvimento humano e de Tecnologia e Conhecimento ficaram à frente desse comitê e assumiram o desafio de transformar – em duas semanas – o escritório 100% presencial para atividades em home office. A missão de oferecer infraestrutura e tecnologia adequadas para a melhor experiência de trabalho remoto foi cumprida e garantiu a saúde e o bem-estar dos profissionais, a segurança de dados, a agilidade e a excelência no trabalho e, ainda, a continuidade do relacionamento próximo com os clientes, que é um dos diferenciais do Mattos Filho (Saiba mais sobre esses investimentos no capítulo Tecnologia e Segurança da informação).

“Diante dos desafios impostos pela pandemia, a cultura de cuidado e proximidade se fortaleceu. Nosso time de Desenvolvimento humano se dedicou a fazer um acompanhamento mais próximo dos profissionais para apoiarmos da melhor forma neste período desafiador para todos”, afirma Renata Maiorino, diretora da área.

A liderança também teve papel fundamental para manter a proximidade entre as equipes, com a sensibilidade para perceber se algum dos profissionais necessitava de uma atenção especial, devido ao isolamento, estresse ou outros desafios. As sócias, os sócios e os demais líderes do Grupo de Gestão e Desenvolvimento criaram alternativas para o engajamento das suas equipes. “No contexto da pandemia e do trabalho remoto, incentivamos ainda mais as conexões entre os times, reforçamos nossa gestão humanizada com uma relação de proximidade e confiança. Cada equipe encontrou a melhor maneira de fazer isso. Quando compartilhamos nossas vulnerabilidades, demonstramos fortaleza, e não fraqueza, e muitos grupos se uniram neste sentido”, avalia Marina Procknor, sócia da área de Fundos de investimento e Asset management.

No contexto da pandemia e do trabalho remoto, incentivamos ainda mais as conexões entre os times, reforçamos nossa gestão humanizada com uma relação de proximidade e confiança"
Marina Procknor
Sócia da área de Fundos de investimento e Asset management
Nossos profissionais sempre estiveram no centro do nosso negócio e agora, mais do que nunca, reforçamos a importância de nossas pessoas, do bem-estar e do engajamento de todos"
Renata Maiorino
Diretora da área de Desenvolvimento humano

O jeito Mattos Filho de cuidar das suas pessoas

Para oferecer todo o suporte aos profissionais durante esse momento de desafios e incertezas, o escritório reforçou as ações de cuidados e a conscientização da importância da saúde mental por meio do Mind, programa de saúde mental. O Mattos Filho é um dos primeiros escritórios jurídicos no país a implementar uma iniciativa permanente de promoção da saúde mental no ambiente corporativo e, desde 2019, investe em ações para ampliar o diálogo, a prevenção e o cuidado em relação a temas como depressão, ansiedade e burnout. Em 2020, o programa focou suas ações no gerenciamento da ansiedade e do estresse com os impactos trazidos pela pandemia na sociedade como um todo e as mudanças na rotina social e profissional.

O Mind conta com o apoio de especialistas para promover debates, treinamentos e fóruns de engajamento pautados por sete pilares: atividade física, alimentação saudável, interações sociais, emoções positivas, sono, treinamento cerebral e meditação.

Também fizeram parte das ações o acompanhamento individual, com acesso aos programas Mental Health e de telepsicologia – ambos disponibilizados pela operadora do plano de saúde do escritório. Além disso, foram oferecidos serviços de saúde adaptados ao distanciamento social, como a vacinação contra gripe no sistema drive-thru e atendimentos por telemedicina.

Reforçando a estratégia de cuidado integral dos profissionais, o Mattos Filho criou uma iniciativa de acompanhamento a distância. Por meio de ligações telefônicas para os profissionais ou do contato com as lideranças e sócios, o escritório buscou entender as percepções de cada um em relação ao trabalho remoto, dificuldades e desafios durante o distanciamento social e, assim, direcioná-los aos recursos e benefícios oferecidos. A ação também colhe impressões sobre os pontos positivos que o novo formato de trabalho oferece.

Logo no início da pandemia, o escritório passou a monitorar a saúde dos profissionais que, de alguma forma, podiam ter sido expostos à Covid-19 ou que pertenciam ao grupo de risco.

Outra ação importante, que ressalta a cultura de colaboração e solidariedade do escritório, foi a Rede de Apoio Legal. Essa iniciativa permitiu que qualquer profissional que enfrentasse problemas pessoais decorrentes da pandemia – como renegociação de contratos de aluguel, cancelamento de viagens e festas, entre outros – poderia contar com orientações de um advogado ou advogada especializado(a) naquele assunto para resolvê-lo.

Uma cultura de trabalho flexível e colaborativa

As transformações vividas em 2020 e os desafios impostos ao longo desse ano trouxeram diversos aprendizados que foram incorporados na rotina do escritório. Ao olhar para o Mattos Filho do futuro, sem perder de vista as mudanças necessárias para o presente, o escritório propõe a construção de uma nova cultura de trabalho, que vai muito além do home office.

Esta transformação está sendo construída por profissionais de todas as áreas que, juntos, estão refletindo sobre como será o novo jeito Mattos Filho de trabalhar. “Estamos acompanhando as mudanças da sociedade, repensando tudo que um dia foi o padrão e entendendo que as prioridades dos nossos profissionais, clientes e sociedade já não são mais as mesmas”, afirma o sócio Eduardo Damião Gonçalves, da área de Contencioso e Arbitragem. “Esse novo modelo de trabalho irá surgir a partir dessa reflexão conjunta que estamos fazendo, permitindo que novos aprendizados e experiências sejam incorporados ao nosso dia a dia de forma natural e dinâmica”, ressalta Damião.

A sócia Marina Procknor explica que esse novo jeito de trabalhar irá fomentar a troca de conhecimento e a colaboração entre as diferentes áreas do escritório, além de ser uma forma de repensar os deslocamentos, a utilização dos espaços e o uso de novas tecnologias. “Temos um horizonte muito promissor. Estamos caminhando para uma gestão híbrida, com mudanças significativas, mas a pauta mais importante é aliar as novas demandas com bem-estar”, explica Marina. “O modelo híbrido de trabalho nos permite encurtar distâncias e potencializar nossas relações entre profissionais e clientes de todo o mundo.”

Estamos acompanhando as mudanças da sociedade, repensando tudo que um dia foi o padrão e entendendo que as prioridades dos nossos profissionais, clientes e sociedade já não são mais as mesmas"
Eduardo Damião Gonçalves
Sócio da área de Contencioso e Arbitragem

Segundo Renata Maiorino, muitas lições foram aprendidas em 2020. “Já estamos trabalhando em um novo modelo de atuação de nossos profissionais, pautado em flexibilidade e bem-estar, tendo em vista o bom resultado do trabalho remoto”, afirma a diretora.

Para ela, a cultura inovadora e empreendedora do Mattos Filho abriu espaço para que essas mudanças ocorressem, permitindo a evolução contínua do escritório e tendo as pessoas como principal ativo de crescimento. “Nossos profissionais sempre estiveram no centro do nosso negócio e agora, mais do que nunca, reforçamos a importância de nossas pessoas, do bem-estar e do engajamento de todos. O propósito da organização não pode estar desassociado dos propósitos pessoais”, comenta.

Mattos Filho Talks abre espaço ao debate

A iniciativa, criada em 2018 para o público interno, tem como objetivo promover espaços de diálogo e troca de vivências com temas para além do universo jurídico e foi adaptada para o formato online.

Para engajar os profissionais e promover debates de temas inspiradores e relevantes durante a pandemia, o escritório apresentou tendências de mercado e promoveu conhecimento e troca de experiência com especialistas e grandes nomes do empresariado brasileiro, como Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, presidente do Conselho de Administração da BRF e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil, e Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza. Com mais de 40 sessões realizadas em 2020, o Mattos Filho Talks foi um sucesso entre os profissionais e a tendência é que o evento figure na agenda oficial do escritório nos próximos anos.

Promoção da diversidade e de oportunidades para todas e todos

Promover um ambiente de trabalho igualitário na oferta de oportunidades, cada vez mais acolhedor e inclusivo para todos os profissionais, é o objetivo principal do Programa de Diversidade e Inclusão do Mattos Filho. As iniciativas são baseadas em cinco diferentes frentes de atuação, cada uma com seus respectivos grupos de afinidade: equidade de gênero, com os grupos 4Women e EmFamília; direitos LGBTQIAP+, com o Mfriendly; direitos das pessoas com deficiência, com o EmFrente; equidade racial, com o Soma; e liberdade religiosa, com o Lire.

Em 2020, 912 profissionais participaram ativamente em algum dos grupos de afinidade, o que representa 65% do quadro de profissionais do escritório. Tendo estes números em vista e o olhar sempre orientado para o futuro, foi instituída uma Comissão de Diversidade e Inclusão no fim do ano, que reúne representantes de todos os grupos de afinidade e profissionais das áreas de Desenvolvimento humano e de Comunicação e Marketing e da prática Mattos Filho 100% pro bono para tornar a atuação do escritório ainda mais estratégica e integrada. O grupo tem como principal objetivo planejar e propor ações que contemplem as interseccionalidades e contribuam para a atração de novos talentos e possíveis aliados.

Outro destaque de 2020 foi a realização da segunda edição do Soma talentos, ação afirmativa à equidade racial. Por meio dele, são oferecidas oportunidades de carreira no Mattos Filho para jovens estudantes de direito autodeclarados negros ou negras que estejam cursando até o segundo ano da graduação. O programa contratou 17 estudantes de Direito para atuação em diferentes práticas para os escritórios de São Paulo e do Rio de Janeiro, que contaram com mentoria dos sócios(as) e advogados(as) seniores, aulas de inglês e português jurídico, além de acompanhamento contínuo da equipe de Desenvolvimento humano do escritório.

No fim do ano, em seu aniversário de dois anos, o grupo EmFrente lançou uma cartilha de direitos da pessoa com deficiência no Brasil, material produzido a partir do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Equidade de gênero | 4Women e EmFamília

A frente de equidade de gênero foi incrementada e fortaleceu a jornada de desenvolvimento profissional das mulheres por meio do grupo 4Women – atualmente, cerca de 40% dos cargos de liderança têm presença feminina –, além de promover a cultura de parentalidade por meio da criação do novo grupo EmFamília.

O grupo Soma recebeu seu primeiro reconhecimento após dois anos de atuação: o prêmio Sim à Igualdade Racial, na categoria “Comprometimento racial”, do pilar Empregabilidade. A premiação, concedida pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), reconhece, anualmente, os principais nomes, instituições e iniciativas que atuam pela igualdade racial no país. Nesse mesmo período, o Mattos Filho foi convidado a participar da iniciativa Law Firm Antiracism Alliance, que reúne escritórios de advocacia de todo o mundo em prol da equidade de direitos para a população negra.

O grupo Mfriendly produziu um infográfico sobre o significado de cada letra da sigla LGBTQIAP+ e, durante o mês de junho, voltado à celebração do orgulho LGBTQIAP+, foi representado por seus membros em eventos virtuais realizados por empresas, universidades e organizações para falar dos direitos dessa população, como o webinar Global Perspectives, realizado pela Out & Equal, que discutiu os impactos da Covid-19 na comunidade e como a iniciativa privada pode se envolver no suporte a esta causa.

O grupo Lire estabeleceu uma política de liberdade religiosa que passou a vigorar no Mattos Filho no início de 2020. Por meio dela, todos os profissionais passaram a ter o direito de se ausentar do trabalho para celebrar uma data religiosa importante para sua crença – pontual ou recorrente.

Conheça mais sobre as ações de diversidade e inclusão promovidas e apoiadas pelo Mattos Filho no Relatório social.

Trilhas de aprendizagem têm novo modelo online

O desenvolvimento contínuo é um dos pilares que sustentam o modelo de gestão de pessoas do escritório. Por este motivo, há nove anos, a Academia Mattos Filho oferece oportunidades para os profissionais alcançarem o seu melhor potencial, além de proporcionar um ambiente fértil para a construção de carreiras promissoras e com propósito em todas as áreas. A área de Educação corporativa e Desenvolvimento organizacional promove mais de 350 horas/ano, em média, de capacitação. São diversas trilhas de aprendizado técnico e de soft skills que buscam contribuir para o desenvolvimento dos profissionais como um todo, possibilitando descobrir e aperfeiçoar habilidades pessoais que ajudem a alcançar a excelência nas atividades.

Por meio de programas de capacitação customizados, discussões e experiências, a área trabalha na formação de um time de alta performance e difunde dois aspectos importantes na atuação no escritório: cultura institucional e senso de colaboração entre equipes.

Até 2020, a maioria dos programas era desenvolvida de forma presencial. Diante da pandemia, o escritório adaptou as suas trilhas de aprendizagem ao formato digital, continuando a oferecer oportunidades de desenvolvimento para todos os profissionais.

0

treinamentos ao vivo

0

vídeos produzidos

0 mil

inscrições em capacitações

Trilha do saber

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos profissionais em início de carreira, sócias e sócios de diferentes práticas do escritório compartilharam seus conhecimentos por meio da Trilha do saber. O projeto contou com 13 módulos relacionados aos temas técnicos e atuais para auxiliar advogadas e advogados, além de estagiárias, estagiários e trainees.

Formação de talentos para o futuro

A atenção para a atração e o desenvolvimento de novos talentos é um dos aspectos estratégicos na construção de um futuro plural. Por isso, o Mattos Filho investe no programa Jovens talentos, que seleciona, em um único processo, estudantes de direito a serem contratados como estagiários e trainees nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Antes do início do programa, que tem duração de dois anos, os aprovados realizam imersão em um treinamento sobre a cultura do escritório, sua estratégia e seus valores. É uma maneira de serem iniciados no escritório de forma intensa para, a partir daí, continuarem seus caminhos de desenvolvimento.

Sob orientação da equipe de Desenvolvimento humano, o candidato opta por uma vaga de estágio ou de trainee. No estágio, os participantes escolhem uma prática com a qual já apresentam afinidade. Já os trainees têm como premissa o job rotation entre práticas tradicionais do escritório – Societário, Contencioso e Arbitragem e Tributário – e uma quarta, à escolha do estudante. A partir do segundo ano, define-se uma área de maior interesse para imersão.

Em 2020, o programa chegou à sua quinta edição, com a contratação de 112 estagiários e trainees para atuar nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Com a pandemia, todos tiveram de atuar de forma 100% remota, mas as premissas e os objetivos do programa continuaram os mesmos: oferecer um ambiente fértil para projetos e oportunidades, com exposição a casos complexos e ganho de experiências em um escritório full-service.

Os jovens são preparados para se tornarem profissionais do futuro, aptos a lidar com todas as esferas do direito de forma humana, colaborativa e engajada com os valores e o propósito do escritório. Aqueles que se destacam após o período de dois anos são efetivados como advogados juniores.