04

Empreender e inovar são ações que caminham lado a lado

Nosso espírito empreendedor desafia o status quo, guiando nossa busca por inovação em tudo o que fazemos. Essa cultura permitiu que o escritório evoluísse de forma rápida em múltiplas dimensões ao longo da sua história.

Para estruturar e reforçar nosso olhar sobre o tema, criamos, em 2021, o Imagine, iniciativa que estimula a inovação como criadora de uma cultura interna mais ágil, menos burocrática e mais eficiente no Mattos Filho, construída de forma colaborativa por todos os profissionais do escritório.

“Em grandes grupos e organizações é comum haver esforços individuais de inovação. Esforços que não conversam entre si ou, quando muito, restringem-se a áreas ou setores específicos. No Mattos Filho, não queremos que isso aconteça. O Imagine é uma forma de organizar nosso ímpeto empreendedor. Fortalecer a conexão entre as pessoas para que nossos projetos ganhem força e pensarmos, juntos, o escritório do futuro”, explica a sócia Luciana Lorenzo.

Um dos diferenciais do Imagine é a transformação colaborativa. Não existe uma área que detenha o monopólio da inovação no escritório. Realizamos trocas o tempo todo com inúmeros projetos, irradiamos e recebemos insights para uma construção coletiva. Para continuar nossa trajetória de constante busca pela liderança, precisamos garantir que o que vier, ou quem vier, elevará a excelência. A próxima geração precisa ser melhor do que a nossa e, para isso, é necessário fomentar continuamente o desenvolvimento. Mas, como o cliente percebe esses benefícios?

A sócia Marina Anselmo fala sobre a importância de diferenciar inovação de tecnologia, ressaltando que a inovação é muito mais abrangente. “Inovar é não se acomodar. É buscar novos processos, ser proativo, antecipar necessidades, fazer novas perguntas, encontrar novas respostas. A inovação pode parecer um conceito intangível, mas nós conseguimos fazer com que ela seja percebida na nossa atuação. O cliente identifica o nosso mindset inovador, e valoriza o fato de nos posicionarmos não como um prestador de serviços, mas como um parceiro estratégico. Mais que serviços, nós oferecemos visão e soluções”, afirma.

Em 2021, o Imagine se desdobrou em quatro iniciativas:

ImagineLab

Concurso de ideias que envolveu profissionais de todas as áreas do escritório para pensar e desenvolver projetos que transformassem a atuação do Mattos Filho, seja na operação interna do dia a dia ou para aperfeiçoar o atendimento aos clientes.

Imagine Convida

Espaço de debates e reflexões sobre inovação, criatividade e empreendedorismo, reunindo especialistas externos que compartilharam insights e experiências inspiradoras. Em 2021, recebemos Lourenço Bustani, CEO da consultoria Mandalah, considerada uma das empresas mais inovadoras da América Latina, para uma conversa sobre criatividade e autoconhecimento.

ImagineID

Busca aproximar os profissionais do escritório, promovendo conexões e debates a partir de interesses em comum, como esporte, gastronomia, música e vinhos. Além das trocas virtuais, cada grupo tem autonomia para se reunir para momentos de descontração, cafés e bate-papos. Os grupos podem, ainda, compartilhar suas ideias com o Imagine e promover pequenos eventos no escritório.

Hub de conteúdo Imagine

Página interna exclusiva para os profissionais do escritório, reúne todas as informações sobre inovação do Mattos Filho. O espaço, atualizado semanalmente, conta com uma curadoria da consultoria Oxygen – especializada em oferecer, de forma estruturada e aprofundada, conteúdos personalizados sobre inovação, tecnologia e educação –para trazer notícias, artigos, vídeos e podcasts relevantes e inspiradores sobre o tema. Também apresenta entrevistas com profissionais, para contarem como inovam no dia a dia, e uma seleção das legal techs que estão revolucionando a indústria jurídica no Brasil e no mundo.

Inovação de dentro para fora

O trabalho que realizamos em 2021 para fomentar ainda mais a inovação internamente também se desdobrará, em 2022, em uma nova iniciativa direcionada aos nossos públicos estratégicos. O projeto busca criar um diferencial para o Mattos Filho dentro do segmento jurídico, a partir de novas parcerias, além de estimular o desenvolvimento de oportunidades de negócios, criando sinergias entre profissionais, clientes e o ecossistema de startups e legal techs.

Em breve, traremos mais novidades.
Aguarde!

Porta-vozes deste capítulo