03

A dedicação e o
compromisso das
equipes impulsionam
o nosso crescimento

A posição alcançada pelo Mattos Filho no meio jurídico brasileiro se deve, principalmente, ao seu capital humano. A dedicação e o compromisso das equipes impulsionam o nosso crescimento, ao mesmo tempo que proporcionamos aos profissionais a chance de evoluir junto com o escritório. Nosso modelo de gestão de pessoas promove um diálogo aberto sobre as necessidades de cada um. É o exercício colaborativo que guia nossas ações, mostrando que a atuação em conjunto nos permite ir mais longe.

Em 2021, realizamos uma série de iniciativas voltadas ao desenvolvimento, saúde e bem-estar dos nossos profissionais. Uma das principais ações foi o Conecta, programa que orienta o novo jeito de trabalhar do escritório, pautado, sobretudo, na flexibilidade, eficiência e conexão.

Impulsionado pelas novas necessidades despertadas pela pandemia, o Mattos Filho passou a olhar para mudanças como ponto de partida para repensar tudo o que já foi o padrão. O objetivo do Conecta é trazer para a nossa experiência profissional um viés ainda mais humano e que respeita nossas necessidades individuais sem perder nossa força coletiva. E, cada vez mais, reduzir o impacto de distâncias físicas, otimizar o nosso tempo, dos nossos clientes, parceiros e estreitar nossas relações.

“O Conecta é uma evolução da nossa cultura de trabalhar, unindo bem-estar e alta performance. Seu maior legado é mostrar que estamos alinhados com as demandas profissionais e de mercado para os próximos anos, ao colocar as pessoas e a busca pelo seu máximo potencial no centro da atividade do escritório. Nosso desejo é continuar criando conexões que promovam eficiência e melhor adaptação a novas situações. E o cliente é um dos primeiros a sentir os benefícios dessa cultura”

Eduardo Damião GonçalvesSócio do Mattos Filho

O fio condutor do nosso pensamento foi: não dá para voltarmos iguais, temos que voltar diferentes, sem perder a nossa essência e a razão por que existimos.

Nossos espaços físicos são espaços de relacionamento. O encontro é importante e o online também. A flexibilidade é uma das habilidades mais valorizadas do mundo. Pessoas que se adaptam às situações, que são menos rígidas. Como o flexível veio para ficar, o que oferecemos agora são mais opções de relacionamento entre os profissionais e com os clientes.

Renata Maiorino Diretora de Desenvolvimento humano

Programa Conecta

O Programa Conecta é uma forma flexível de unir trabalho presencial e trabalho a distância, mas é muito mais do que isso.

Fomentamos a troca de conhecimento, a inclusão, a empatia, a generosidade e a colaboração. Na reflexão coletiva de aprendizados, nos permitimos corrigir a rota quando preciso e reforçar o que dá certo.

Renata Maiorino, diretora de Desenvolvimento humano, acrescenta que, para elaborar o programa, foram ouvidos profissionais de áreas diferentes e níveis de senioridade diversos.

Conexões flexíveis para elos duradouros

O Programa Conecta firma os laços entre bem-estar e produtividade, dando foco nas necessidades do indivíduo e, mesmo que o retorno presencial tenha sido adiado em virtude da evolução da pandemia, 2021 solidificou diversas iniciativas de conforto, tecnologia e de adaptação ao híbrido.

Dentro do conceito smart office, foram iniciadas melhorias e adaptações em alguns dos nossos espaços físicos, que favorecem a integração e a colaboração entre as pessoas, valorizando ambientes de convivência e espaços de trabalho mais abertos. O modelo traz recursos modernos nas salas de reunião e posições rotativas, reservadas por aplicativo, para quando o profissional tiver que ir ao escritório. Isso significa que a posição do trabalho será compartilhada e, no período, dia ou semana seguinte, poderá ser utilizada por outra pessoa.

“O Conecta é um processo contínuo de experimentação responsável, cujo sucesso só é possível com o compromisso de todos nós. Um programa aberto a mudanças, que se aperfeiçoa o tempo inteiro em busca de um formato ideal para todos. Prezar pela experiência do profissional aqui dentro é fundamental para reter talentos, promover bem-estar e criar um ambiente de trabalho agradável”

Patricia Soares Gerente de Educação Corporativa e Desenvolvimento Organizacional

Desempenho e bem-estar andam juntos

Conheça algumas das principais inicativas do Programa Conecta:

  • O jeito Conecta de trabalhar
    Diretriz de 3 dias no escritório e 2 em home-office, com tudo o que os profissionais precisam para garantir conforto, bem-estar, segurança, eficiência e o que for necessário para a melhor experiência no modelo híbrido.
  • Smart Office
    Planeja a criação de novos ambientes de convivência, lounges, conceito de áreas abertas e integradas, espaços para café, salas privativas para calls, lockers individuais, posições rotativas, novos recursos nas salas de reunião, entre outros.
  • Respira Conecta
    Short fridays em janeiro e julho, com o fim antecipado do expediente; day off nos meses em que não há feriado; e happy day de aniversário, com dia livre.
  • Dress Code Conecta
    Vestimentas mais casuais, mantendo o tom formal do Mattos Filho e adequando o traje conforme cada ambiente e necessidade do cliente, ou atuação.
  • 1:1 Conecta
    Incentiva a troca entre profissionais, com conversas de descompressão sobre assuntos diversos.
  • Desconecta
    Visa ao maior equilíbrio e bem-estar, com sugestões para evitar reuniões internas às sextas-feiras e envio de e-mails fora do horário de trabalho.
  • Conecta Tech
    Kit para trabalho remoto, com notebook e headset; ferramentas de alta tecnologia nas salas de reuniões para encontros híbridos; assinatura eletrônica de documentos; biblioteca digital com acesso a mais de 4 mil livros, entre outros.
  • Apoio Financeiro
    Auxílio do escritório para despesas dos profissionais com internet e reembolso em virtude de adequações do espaço/mobiliário para o trabalho remoto.
  • Diretriz de 3 dias no escritório e 2 em home-office, com tudo o que os profissionais precisam para garantir conforto, bem-estar, segurança, eficiência e o que for necessário para a melhor experiência no modelo híbrido.

  • Planeja a criação de novos ambientes de convivência, lounges, conceito de áreas abertas e integradas, espaços para café, salas privativas para calls, lockers individuais, posições rotativas, novos recursos nas salas de reunião, entre outros.

  • Short fridays em janeiro e julho, com o fim antecipado do expediente; day off nos meses em que não há feriado; e happy day de aniversário, com dia livre.

  • Vestimentas mais casuais, mantendo o tom formal do Mattos Filho e adequando o traje conforme cada ambiente e necessidade do cliente, ou atuação.

  • Incentiva a troca entre profissionais, com conversas de descompressão sobre assuntos diversos.

  • Visa ao maior equilíbrio e bem-estar, com sugestões para evitar reuniões internas às sextas-feiras e envio de e-mails fora do horário de trabalho.

  • Kit para trabalho remoto, com notebook e headset; ferramentas de alta tecnologia nas salas de reuniões para encontros híbridos; assinatura eletrônica de documentos; biblioteca digital com acesso a mais de 4 mil livros, entre outros.

  • Auxílio do escritório para despesas dos profissionais com internet e reembolso em virtude de adequações do espaço/mobiliário para o trabalho remoto.

O jeito Mattos Filho de desenvolver pessoas

10 anos de Academia Mattos Filho

Oferecemos caminhos para que cada pessoa possa atingir seu melhor potencial, desenvolva o autoconhecimento e encontre satisfação como protagonista da sua carreira. Uma das principais iniciativas é a Academia Mattos Filho, que completou 10 anos em 2021. Por meio de programas de capacitação customizados, discussões e experiências, a área de Educação corporativa trabalha na formação de um time de alta performance e difunde três aspectos importantes na atuação no escritório: cultura institucional, aprimoramento técnico e conexão entre os profissionais.

“A Academia Mattos Filho é uma ferramenta poderosa para disseminar conhecimento técnico e comportamental, mas seu papel mais importante é gerar conexão e fortalecer vínculos entre as pessoas, permitindo que elas interajam e sejam protagonistas nas suas áreas de conhecimento. A Academia é um ambiente de troca constante, que contribui para o desenvolvimento individual de cada profissional do escritório”

Rodrigo Figueiredo NascimentoSócio do Mattos Filho

A área de Educação corporativa busca contribuir para o desenvolvimento dos profissionais como um todo, possibilitando descobrir e aperfeiçoar habilidades pessoais que ajudem a alcançar a excelência nas atividades. Alguns dos treinamentos oferecidos abordam características que podem definir como nos relacionamos, tomamos decisões e influenciamos pessoas no dia a dia. Confira as principais iniciativas de formação técnica e comportamental realizadas para nossos profissionais em 2021:

    • Making partner

      Prepara os advogados seniores para a sociedade, abordando temas como networking, gestão de pessoas, entre outros temas.

    • Making Lawyer

      Estagiários e trainees da área técnica aprendem sobre temas como inteligência emocional, networking, comunicação e feedback, e como identificar seus pontos fortes.

    • Conhecer Direito

      Trilha voltada para estagiários do escritório que tem como foco desenvolver um olhar crítico e aprofundado sobre conceitos e obras de referência no Direito, além de compartilhar as melhores práticas voltadas para a pesquisa jurídica.

    • Escola de Negócios FGV

      22 advogados seniores do escritório participaram da segunda edição do curso, que teve duração de 18 meses e contou com 11 disciplinas sobre temas como gestão de pessoas e estratégia para atendimento ao cliente.

    • Escola GD

      Voltada para o grupo administrativo e estagiários, trata de temas como liderança, comunicação, gestão de tempo e inovação. Abrange conhecimentos técnicos e soft-skills.

Alto desempenho e o olhar para o indivíduo

Em 2021, o escritório deu início ao Programa da Jornada transformacional, no qual uma consultoria externa especialista em psicologia empresarial realizou um diagnóstico completo do escritório e de cada prática, para entender suas especificidades no âmbito de gestão de pessoas. A partir dos primeiros resultados e insights colhidos junto aos profissionais, sócios e gestores da área de Desenvolvimento humano do escritório, foi possível trocar impressões para definir e estabelecer, em 2022 e nos próximos anos, ações e novos modelos que contribuam para fortalecer uma gestão ainda mais humanizada, unindo desempenho com bem-estar.

Além disso, o escritório também estabeleceu um programa-piloto de mentoria, inicialmente direcionado aos profissionais da área técnica. Nele, sócios e advogados puderam fortalecer seus vínculos e desenvolver conversas mais transparentes e objetivas sobre desenvolvimento de carreiras.

 

“Três pontos são essenciais para conquistar a gestão humanizada: em primeiro lugar, o foco nas pessoas. Em segundo, as decisões serem tomadas, na medida do possível, de forma mais horizontal. Em terceiro – e não menos importante – que se crie um ambiente de segurança psicológica, ou seja, que cada um tenha a certeza de que sua opinião será sempre ouvida e respeitada.”

Thiago Moreira Sócio do Mattos Filho

 

Nesse sentido, viabilizamos canais diversos para a participação dos profissionais, oportunidades de encontro, colaboração, escuta ativa, autonomia e mais do que isso: no desenvolvimento de carreira ou nos próximos passos do escritório, acreditamos que não basta convidar as pessoas. Elas têm que se sentir à vontade para contribuir e se integrar.

“Ao dar voz, você aproxima os profissionais. A integração passa pela transparência. Ao compartilhar informações, você gera no profissional um sentimento de que ele pertence, faz a diferença. E, ainda, traz um elo de confiança. As pessoas confiam que as decisões serão tomadas de forma coletiva e que elas serão consultadas em relação a decisões importantes.”

Nicole Moreira Sócia do Mattos Filho

“Quando falamos em gestão do escritório, o que penso muito é em empatia, entender o outro. É pensar que queremos propiciar um ambiente diverso e, para que criemos esse ambiente, temos que conseguir explorar as potencialidades de um jeito diferente para cada indivíduo, de acordo com o seu perfil”

Gabriela LemosSócia do Mattos Filho

Mind: uma visão integral e integrada sobre o indivíduo

Criado em 2019, antes da pandemia, o Mind já refletia a importância do tema da saúde mental no Mattos Filho. O escritório é um dos primeiros no país a implementar um programa permanente voltado para essa área. A proposta é derrubar tabus e normalizar o diálogo no ambiente corporativo sobre tópicos como depressão, ansiedade e burnout.

A área de Desenvolvimento humano do Mattos Filho faz o acompanhamento de profissionais em tratamento, garantindo que tenham o atendimento mais adequado para cada caso e que as demandas médicas sejam cobertas pelo plano de saúde.

Em 2021, o programa recebeu diversas iniciativas novas, entre elas os Diálogos Mind, encontros mensais para conversar sobre hábitos para uma vida com mais saúde e equilíbrio. O programa passou a contar, ainda, com sessões de meditação guiada, telepsicologia e acompanhamento individual, entre outras atividades. A partir do acolhimento e do respeito, o Mind valoriza o autocuidado, apoiando os indivíduos em questões que os afetem no âmbito pessoal e profissional.