Com o histórico de quem sempre colocou a segurança da informação, a inovação e a tecnologia como prioridades estratégicas, o Mattos Filho estava preparado para enfrentar de forma assertiva o cenário desafiador do isolamento social provocado pela Covid-19, que exigia mudanças imediatas

Nos últimos anos, o Mattos Filho direcionou importantes investimentos nas diretorias administrativas – internamente conhecidas como Grupo de Gestão e Desenvolvimento – para profissionalizar esses departamentos e aumentar sua capacidade de atendimento, características fundamentais para garantir o suporte à operação do corpo técnico de sócios e advogados.

A implementação de novas tecnologias e plataformas, alinhadas às tendências mais modernas dos mercados nacional e internacional, trouxe mais agilidade e eficácia no dia a dia dos profissionais, além de assegurar uma estrutura robusta que garante a proteção de dados e informações sigilosas dos clientes.

Em 2020, a pandemia provocou uma transformação digital vertiginosa e as empresas que investiram em tecnologia de maneira estratégica ao longo dos anos colheram os benefícios desta decisão. Este foi o caso do Mattos Filho.

A mudança de operação do trabalho presencial para o home office para os profissionais ocorreu em um curto espaço de tempo. Em uma operação logística inédita, o Mattos Filho viabilizou, logo após a definição do regime de home office, em meados de março de 2020, uma plataforma de trabalho remoto robusta que permitiu aos seus profissionais acessar os computadores e documentos direto de suas casas, garantindo a continuidade do atendimento aos clientes.

“O trabalho que fizemos trouxe uma nova forma de atuação, com tranquilidade e segurança para sócios, advogados e clientes”, afirma Leonardo Brandileone, diretor da área de Tecnologia e Conhecimento. “Nós já usávamos o que há de mais moderno em tecnologia no mercado e, historicamente, investimos na capacidade e atualização do nosso parque tecnológico. Assim, garantimos a continuidade dos nossos negócios sem abrir mão da segurança da informação.”

O mercado jurídico está passando por mudanças importantes e a tecnologia é uma das principais aliadas. No Mattos Filho, investimos e adotamos as principais plataformas para apoiar nossos clientes no desenvolvimento dos seus negócios"
Leonardo Brandileone
Diretor da área de Tecnologia e Conhecimento
+ 0

profissionais trabalhando de forma remota em 2020

+ 0

novas plataformas e serviços para manter a eficiência do atendimento durante o home office

+ 0

livros jurídicos disponibilizados digitalmente para apoiar o trabalho das sócias(os) e advogadas(os)

Inovação como um pilar para a excelência

A estratégia de TI, alinhada à visão de futuro e ao planejamento estratégico do Mattos Filho, se mostrou acertada e entra em sua terceira fase, que deverá ser concluída até 2023.

Nos últimos anos, o processo de transformação digital se intensificou no Mattos Filho. Entre as medidas adotadas, estão investimentos em segurança da informação, plataformas tecnológicas e soluções para o escritório.

Na primeira etapa, realizada em 2017, o investimento foi direcionado à implementação de plataformas robustas e seguras. A adoção de novas tecnologias, como a implementação do cloud computing para armazenar documentos e e-mails – sendo o primeiro escritório full-service do país a fazê-lo –, garantiu às equipes mais rapidez nos acessos às informações e, consequentemente, agilidade na tomada de decisão, o que mantém o atendimento e relacionamento com o cliente em constante nível de excelência.

Já na segunda fase, os investimentos foram focados na aquisição de softwares e ferramentas para operacionalizar as etapas da jornada do cliente no escritório, além de trazer mais produtividade e eficiência para o dia a dia dos profissionais. Em 2020, o Mattos Filho reinventou a maneira de se relacionar com seus principais stakeholders. Entre as principais iniciativas estão o lançamento do Portal Mattos Filho, uma plataforma exclusiva para clientes que reúne a agenda completa de webinars das práticas e materiais complementares desenvolvidos pelos sócios e advogados; aprimoramentos na plataforma do CRM para ações de marketing; e aquisição de novas ferramentas para manter a conexão com os clientes e entre as equipes.

A fase atual investe na automação dos processos, no uso de inteligência artificial e no desenvolvimento de dashboards para auxiliar nos processos de tomada de decisão. “O mercado jurídico está passando por mudanças importantes e a tecnologia é uma das principais aliadas. No Mattos Filho, investimos e adotamos as principais plataformas para apoiar nossos clientes no desenvolvimento dos seus negócios”, afirma Brandileone.

Segurança de ponta a ponta

Na era da tecnologia e informação, os dados são ativos cada vez mais estratégicos. Com o estabelecimento da Lei Geral de Proteção de dados (LGPD), é fundamental que atividades como a prática do Direito estejam asseguradas por um processo rígido de sigilo e de segurança de acesso a documentos e arquivos.

A partir da entrada em vigor da LGPD, em agosto de 2020, o Mattos Filho mais uma vez se posicionou na vanguarda do tema. O escritório vem realizando um amplo trabalho de adequação, que foi beneficiado pelas similaridades entre a LGPD e a General Data Protection Regulation (GDPR) – regulamentação europeia que data de 2016 -, principalmente pela atuação do escritório em Londres.

“A entrada em vigor da LGPD representa uma mudança cultural enorme para o Brasil, que sempre viveu com legislações setoriais esparsas (bancárias, consumeristas, médicas, profissionais e de internautas) e de aplicação limitada. Agora, pela primeira vez, temos uma legislação abrangente, que engloba todos os setores da economia e qualquer método de coleta de dados”, explica Fabio Kujawski, sócio das áreas de Proteção de dados & Cybersecurity e de Propriedade intelectual.

Temos uma estrutura de governança robusta para a segurança de dados, com medidas de prevenção de riscos e plano de ação bem definido para recuperar informações"
Fabio Kujawski
Sócio das áreas de Proteção de dados & Cybersecurity e de Propriedade intelectual

A cultura de segurança da informação do Mattos Filho está baseada nos parâmetros mais elevados de normas certificadoras de segurança da informação. “Temos uma estrutura de governança robusta para a segurança de dados, com medidas de prevenção de riscos e plano de ação bem definido para recuperar informações”, afirma Kujawski.

O escritório possui um programa contínuo de treinamento e atualização dos profissionais em relação à segurança de dados e manipulação de informações sensíveis. O fluxo de acesso aos dados nas estruturas internas de trabalho é monitorado de forma ininterrupta e conta com hierarquia e controle de acesso, além da utilização de sistemas de acompanhamento para prazos e comunicações, garantindo a confidencialidade no processo e trâmites da informação.

Leonardo Brandileone acrescenta que o escritório atua “com uma prática estruturada que se desdobra na escolha de parceiros e fornecedores aderentes às principais certificações de segurança da informação e que investem em tecnologias que atendem às regras mais modernas dos mercados nacional e internacional”.