02

Para novos tempos,
uma marca em evolução

Marcas de sucesso são vivas, estão em constante transformação. E os novos tempos nos levam a refletir sobre o que sempre fomos: uma marca que impulsiona transformações. Ao chegar aos 30 anos, o escritório vive um momento fundamental, de olhar para tudo o que construímos até aqui. E de buscar fazer muito mais. Protagonizar o meio jurídico, inspirando novas práticas. Ser referência para empresas encontrarem formas diferentes de fazer negócios, que gerem ainda mais valor e impacto positivo para a sociedade.

Não se trata apenas de celebrar nossos 30 anos. Esse exercício passa pelo escritório que queremos ser nas próximas três décadas. Repensamos e desaprendemos convicções e crenças para exercer a advocacia de um jeito diferente.

Uma das formas de conquistar essa reinvenção é entender a nossa marca para expandir o potencial que o Mattos Filho tem de transformar. Reconhecer o que nos faz inovadores e nos diferencia. Mapear o caminho e nos dedicar de peito aberto a essa nova jornada. Nesse sentido, para inspirar todos os que estão à nossa volta, pensamos: qual o espaço que queremos ocupar na vida das pessoas? Qual é o nosso papel na sociedade? Com isso, chegamos ao nosso propósito. Queremos mostrar que estamos aqui para promover impacto positivo por meio da evolução das atividades jurídicas. Essa é a nossa razão de existir.

Promover impacto positivo por meio da evolução das atividades jurídicas.

Essa é a nossa razão de existir.

“O ponto de partida para a evolução da nossa marca e da revelação de nosso propósito foi o entendimento de que devolver à sociedade o que ela nos oferece e contribuir para seus avanços devem ser papeis inerentes a qualquer organização. Por intermédio da advocacia, queremos impulsionar transformações e contribuir para o desenvolvimento do país. E é a isso que o Direito se presta, é para isso que ele precisa ser exercido”

Roberto Quiroga Sócio-diretor

Para construir o nosso novo posicionamento, revisitamos a história do escritório para projetar a nossa melhor versão para o futuro. Realizamos uma análise profunda sobre a nossa atuação, que refletiu os 30 anos de contribuição do escritório para o desenvolvimento da advocacia e da sociedade. Esse processo foi realizado, sobretudo, com muita colaboração e escuta ativa, incluindo sócios, profissionais, parceiros, clientes e outros stakeholders.

Devolver à sociedade o que ela nos oferece e contribuir continuamente para seus avanços devem ser práticas inerentes ao papel de toda e qualquer organização.

Entendemos, nesse processo, que o empreendedorismo, o pioneirismo, a abertura ao novo e a vontade de fazer diferente estiveram sempre presentes em nossa história. E que, na nova fase de nossa marca, é possível ir além, tendo a atuação jurídica não como fim, mas como um meio para trabalhar a favor do desenho de uma sociedade melhor.

Nas primeiras três décadas de existência do escritório, esse dinamismo se traduziu em desempenho. Nosso jeito de ser nos permitiu impactar o mercado e nos transformou em uma grande referência. Interpretamos o que acontece no mundo para ajustar partes, mediar relações e encontrar as melhores respostas, antecipando caminhos. É assim que nos tornamos – e seremos cada vez mais – uma marca de alta performance jurídica e parceria estratégica, que oferece aos nossos clientes soluções inovadoras para problemas complexos.

“O mundo se transformou, e nós ainda vamos sentir as consequências dessas mudanças por muito tempo. Esse é apenas o começo. Novos negócios estão nascendo dessas transformações. Com eles, novas maneiras de ajudar os clientes, pensar soluções. Estamos vivendo um período que acompanha uma onda de oportunidades, no qual a marca que se acostumou a viver em um ambiente de mudanças tem mais facilidade para se reinventar. Dessa forma, podemos dizer que em time que está ganhando, se mexe, sim”

Renata Correia Cubas Sócia do Mattos Filho

“Nosso escritório sempre foi empreendedor, sempre procurou buscar soluções criativas e inovadoras. Assim nos mantemos competitivos, relevantes e preparados para o futuro”

Moacir Zilbovicius Sócio do Mattos Filho

Quais são os valores da nossa marca?

Leia mais

Esse modo de pensar é reforçado pelos valores da nossa marca, princípios dos quais não abrimos mão e que foram revisitados para acompanhar a nossa evolução:

Acreditamos que diversidade é valor. Diversidade atrai diversidade. E a transformação começa da porta para dentro: o que somos como empresa deve refletir o potencial dos indivíduos que compõem a nossa sociedade. Abrir espaços, incluir, reconhecer identidades e compor equipes diversas, como práticas fundamentais que respeitam os direitos essenciais, promovem engajamento e fomentam a inovação.

Acreditamos que desempenho e bem-estar andam juntos. Nossas pessoas estão no centro do negócio. Fazemos da gestão humanizada e do ambiente flexível e equilibrado sinônimo de desenvolvimento profissional e alta performance.

Acreditamos que juntos somos melhores. Nossa marca traz como valor o exercício colaborativo, que guia nossas ações e mostra que atuação em conjunto nos permite ir mais longe. Há uma sinergia orgânica entre técnico e administrativo, cliente e empresa, entre instituição e sociedade, entre direitos e responsabilidades.

Desafiamos o status quo. O Mattos Filho não teria chegado aonde chegou ao longo de todos esses anos se não tivesse questionado paradigmas – inclusive, os seus próprios. Criamos um ambiente onde se repensam convicções. Nosso espírito empreendedor guia nossa busca por inovação em tudo o que fazemos. Vamos além da nossa capacidade técnica jurídica. Nós nos vemos como parte integrante da solução para uma sociedade mais justa e melhor.

E como seguimos por esse caminho repleto de obstáculos a serem superados, que ao mesmo tempo nos fazem crescer como seres humanos e marca? De peito aberto. Assumimos o risco de cada transformação com responsabilidade e temos coragem e envergadura para promover as mudanças no momento certo.

Para alcançar a excelência, acreditamos que é importante unir desempenho e bem-estar. A natureza dos serviços que prestamos tem como elemento fundamental as pessoas. Assim, uma gestão humanizada é o caminho principal para oferecer um equilíbrio maior entre os objetivos pessoais e profissionais.

 

 

“O Mattos Filho se empenha em promover programas e ações focadas no bem-estar, para proporcionar aos profissionais meios de balancear a saúde e a vida profissional. Por isso, desenvolvemos uma sólida estratégia de investimento em nosso capital humano, que tem como pilar central o respeito”

Paula Moreira Indalecio Sócia do Mattos Filho

“Um dos diferenciais é que, quando transformamos, não vemos fronteiras na transformação. Não é só uma mudança no Mattos Filho, apenas para os clientes do escritório ou para os nossos times. É algo muito maior. Buscamos encorajar o mercado a aprimorar sua atuação, incentivando discussões importantes e influenciando novos comportamentos”

Giovani Loss Sócio do Mattos Filho

Como a nova marca se comunica?

Desde o último processo de evolução da sua marca, em 2012, o Mattos Filho já havia marcado o segmento jurídico com um movimento relevante – uma identidade com mais personalidade, incluindo cores como o laranja e o roxo.

Agora, ao chegar aos 30 anos, a evolução partiu de duas grandes premissas: representar todo o potencial da evolução da nossa marca e ressignificar a nossa expressão visual, com mais liberdade para trazer novos elementos, mantendo alguns dos ativos já construídos, como a paleta de cores e o logo.

Nessa nova fase do escritório, manteremos, como objetivo principal da nossa atuação, a prestação de serviços de excelência para os clientes. Mas nos provocamos a ir além para evoluir nossos valores e trabalhar a favor de uma sociedade melhor. Escrevemos, assim, novas possibilidades de futuro, antecipando tendências, fomentando mudanças e buscando o melhor, sempre.

“Entendemos que, nos últimos anos, especialmente após a pandemia, o mundo mudou e, assim como muitas empresas, o escritório acompanhou essas mudanças. Portanto, era fundamental que o nosso posicionamento de marca seguisse essa evolução, traduzindo de maneira ainda mais clara o nosso papel e nosso impacto no ambiente de negócios e na sociedade brasileira”

Ive LimaDiretora de Comunicação e Marketing do Mattos Filho

Nossos elementos de identidade impulsionando a expressão da marca

Em nossa logomarca, a união das letras “T” simboliza o relacionamento próximo e de confiança que temos com nossos públicos. Já a letra “A”, sendo nossa seta, representa a evolução e o olhar para o futuro, fazendo alusão à troca de conhecimentos e experiências entre nossos talentos individuais, formando assim um coletivo de alto nível.

Nossa paleta de cores é única no mercado, gerando variações com foco em contrastes, combinações e acessibilidade.

Além disso, a nossa identidade visual ganha novos elementos gráficos que são uma extensão da nossa logomarca, gerando diversas combinações com consistência. Esses elementos contemplam detalhes únicos e transmitem a nossa personalidade.

Campanha pioneira

Para celebrar os nossos próximos 30 anos, lançamos uma campanha de comunicação pioneira no mercado jurídico nacional. A iniciativa foi veiculada em jornais de grande circulação, portais digitais e mídias sociais.

Os protagonistas da campanha foram as nossas pessoas, que representam a verdadeira transformação do Mattos Filho. Elas foram retratadas pelas lentes do fotógrafo Bob Wolfenson, reconhecido por um estilo fotográfico humanizado e próximo – características que queremos, cada vez mais, reforçar em nosso novo posicionamento.

Clique aqui e saiba mais sobre a campanha e o posicionamento do escritório.